luns, 9 de decembro de 2013

Documentais de Joaquim Pinto e Nuno Leonel

No canal de Vimeo de Joaquim Pinto e Nuno Leonel podemos ver de balde varios dos traballos destes cineastas, que volveron á primeira liña cinematográfica mundial este verán coa estrea en Locarno da maxistral E agora? Lembra-me:

Surfavela (1996). 38 minutos.
Documentário sobre projectos de resistência ao racismo e à existência precária dos jovens das favelas do Cantagalo e da Rocinha, através da prática do surf. Rodado no Rio de Janeiro em 1996.

Com cuspe e jeito se bota no cu do sujeito (1997). 21 minutos.
Aprenda a fazer feijoada em 20 minutos. Gilson "Xica da Silva" explica como se faz uma feijoada à brasileira, numa aula de culinária digna dos mais requintados "chefs", enquanto nos faz um resumo da sua vida.

Rabo de peixe (2003). 78 minutos.
A pesca artesanal nos Açores vive de jovens audaciosos que dominam perigos e medos, estabelecendo com a Natureza um pacto de respeito mútuo. Pedro sonha ter um barco, formar uma equipa unida e tomar o destino nas mãos. Filmado entre 1999 e 2001, este documentário pretende fixar a forma como o trabalho pode moldar os corpos e o carácter dos homens. Várias artes de pesca documentadas desapareceram entretanto, sob a pressão da pesca industrial e dos interesses económicos.

Segurança Marítima, Passado, Presente e Futuro (2005). 29 minutos.
Filme de sensibilização para os problemas da segurança marítima. Rodado nos Açores e na Galiza em 2004 e 2005, com a participação de pescadores de São Miguel e de alunos da Escola Náutico-Pesqueira de Ferrol.

Ningún comentario:

Publicar un comentario